quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Repercussão da vitória do NÃO!

Gls

Um clique contra a homofobia

Por Vitor Angelo

Primeiro veio um e-mail de um amigo, depois de outro, até a escritora Clarah Averbuck que a princípio tem muito pouco a ver com tudo isso, escreveu em sua página no Facebook: “Bom, eu não costumo passar essas coisas, mas essa é importante”. Sobre “essas coisas”, ela se refere às odiadas correntes que chegam em nossas caixas de mensagens. Mas o teor desta vez é da maior importância.

De forma viral, parte da sociedade está se mobilizando contra um resultado, que, mesmo simbólico, pode abrir precedentes ruins para o futuro dos homossexuais no país.

Durante todo o mês de novembro, o site do Senado (www.senado.gov.br) colocou na sua home uma enquete sobre o PLC 122/2006 que torna crime o preconceito contra os homossexuais. Até quinta-feira passada, o resultado estava sugerindo empate com 51% a favor do projeto de lei, contra 49%, que adoram chamar a proposta de “ditadura dos gays”, invertendo os conceitos e camuflando a intolerância com um manto religioso. Mais de 290 mil votos já foram computados, e a enquete se encerra amanhã.

Pergunto-me sobre as milhões de “bees” e simpatizantes que aparecem nas passeatas gays do Rio e de São Paulo. Onde foram parar? Também questiono certas igrejas que falam tanto de amor, mas defendem o ódio e a intolerância.

Sim, é uma pequena batalha, não só dos gays, mas de todos que querem ver nossa sociedade avançar.

Vitor Angelo é jornalista e roteirista e escreve quinzenalmente nesta coluna.

revista@grupofolha.com.br

Fonte: Revista da Folha 29 de novembro de 2009, pg. 49

Nenhum comentário:

Postar um comentário